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RESULTADO DO IDEB 2015





Qualidade da educação avança na Escola Estadual Vale do Tigre







A qualidade da educação na Escola Estadual Vale do Tigre está melhorando. O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado no último dia 8(quinta-feira), indica a melhora  A a partir do índice que era de 3,3 e passou para 4,1. A meta proposta para 2015 era de 4,3. Mesmo não tendo atingido a meta houve um avanço considerável, tendo em vista, que esse foi o melhor índice atingido pela escola até agora.



A diretora Maria Inez Rodrigues Pereira, credita esse avanço ao trabalho incansável de professores, equipe pedagógica e funcionários nas atividades desenvolvidas no combate ao abandono e a reprovação,bem como por meio de uma boa gestão.



O objetivo de elevar o índice de qualidade de ensino da Vale do Tigre é parte do Plano de Gestão 2016/2020, elaborado como compromisso de gestão para a escolha de Diretores, e do Plano de Ação da Escola e realizado pelo coletivo escolar, de modo a estimular a participação da comunidade escolar e local no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.



“Sou muito grata pela conquista desse índice pelos professores e estudantes, principalmente, pelo empenho, dedicação e envolvimento de todos: funcionários, professores, equipe pedagógica e estudantes”, comenta Maria Inez.



É importante ressaltar que o Índice foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas de melhoria do ensino. O Ideb é calculado a partir de dois componentes - a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.



As taxas de aprovação são obtidas a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. Já as médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para o ensino fundamental nas escolas municipais, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para o ensino médio nos estados e no País, aplicados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.



O Ideb representa a iniciativa pioneira de reunir, em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep à possibilidade de resultados que permitem traçar metas de qualidade educacional(SEED,2016).



Como vimos, ainda há muito a ser conquistado. Nosso objetivo de melhorar cada vez mais o nosso índice no IDEB será intenso,pois os profissionais da Escola Estadual Vale do Tigre são compromissados com a qualidade do ensino que ofertam.











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